Total de visualizações de página

domingo, 29 de maio de 2011

Comida!!


A Sara iniciou a alimentação complementar! O importante na introdução de alimentos aos 6 meses de idade é a VARIEDADE de oferta e a consistência dos mesmos! é importante ter em mente que a variedade da alimentação faz com que a criança tenha uma paladar mais fácil de satisfazer futuramente. Temos que dividir em 3 grupos os alimentos: legumes(cenoura, beterraba, chuchu...), carboidratos (batata, mandioca, moranga...) e verduras ( folhas verdes como couve, acelga...) e colocar sempre um representante de cada grupo adicionado de uma carne(gado, frango, miúdos...).E a consistência? Lembrar sempre numa escala do mais pastoso para gradualmente chegar ao sólido conforme a criança coordena a mastigação e surge a dentição.
A média de idade da primeira dentição é 6 meses, a Sara é ¨banguelinha ainda¨...

quinta-feira, 26 de maio de 2011

Nebulização funciona?

Com o aprecimento dos espaçadores valvulados ( usados com Aerolin ) o bom e velho nebulizador anda sendo esquecido. Afinal o que são esses espaçadores e a nebulização não funciona bem? Na verdade ao usar uma medicação em aerossol(o aerolin) é necessário ter um espaçador com válvula que ¨ empurre ¨a medicação até os pulmões em crianças menores que não conseguem fazer a inspiração e manter-se em apnéia ( sem respirar ) por 10seg para a partícula do medicamento chegar até o pulmão.
Esses espaçadores entraram no mercado como substitutos dos nebulizadores e os mesmos acabaram tachados como ineficientes o que não é verdade pois estudos mostram que a taxa de deposição do medicamento, na mesma dose, não difere entre eles, portanto, na prática, é mais caro comprar o aparelho de nebulização do que o espaçador mas se os pais o têm em casa e a criança é adaptada a usá-lo não deve ser substituído pelo espaçador. Quem nunca fez ou viu fazer ¨cheirinho¨ na infância? Pois é, ele é velinho mas funciona!

sábado, 14 de maio de 2011

O olhar dos cuidadores

O que fazer para prevenir os acidentes nas escolinhas...como é desgastante para as mães receber um telefonema da escola dizendo que seu filho sofreu uma queda, uma concussão! Claro que sabemos que criança está exposta a acidentes e que nem sempre podemos evitá-los mas é extremamente importante conhecer bem a escola, como são suas acomodações, se há redes protetoras nas janelas e escadas, se os brinquedos são adequados para a idade .Na hora de escolher a escola, sempre preferir a que tem o menor número de crianças por professor mesmo que a estrutura física seja menor e o local visualmente menos bonito!A melhor prevenção são os olhos dos cuidadores!

sexta-feira, 6 de maio de 2011

Eu uso óculos!


Existem três tipos de radiação ultravioleta emitidas pelo Sol: UVA, UVB e UVC. A UVC é grande parte absorvida pela camada de ozônio, UVA compõe a maior parte da energia ultravioleta mas a realmente prejudicial é a UVB responsável pelas queimaduras, CA de pele e lesão ocular. Temos uma geração de crianças com expectativa de vida média acima de 80 anos portanto imaginem a quantidade de radiação ocular que elas receberão!
A curto prazo a radiação ocular causa queimadura palpebral e a forma mais grave a fotoceratite ( queimadura da córnea ). A longo prazo gera alteração na transparencia do cristalino surgindo a Catarata que é dependente da quantidade de UV recebida.
O pai da Sara comprou um óculos não falsificado para ela pois é importante que a lente filtre 99 a 100% da radiação...e ela adorou!

segunda-feira, 2 de maio de 2011

A Magia de Ler


A Sara não entende as palavras escritas, o enredo da história e também não sabe o significado das imagens mas alguma coisa chamou a atenção dela no livro! Para aguçar a sua curiosidade primeiro eu contei uma história do livro e depois ela quis pegá-lo com as mãos e claro... colocar na boca porque é pela boca que ela está conhecendo o mundo nesta fase oral aos 5 meses. Como é importante o estímulo da leitura SEMPRE na vida das crianças e nós pais somos o principal veículo e não devemos deixar que eles criem esse hábito somente na creche ou na escola.
Esse livro que ela está em mãos é muito interessante e está disponível pela editora Magia de Ler: www.magiadeler.com.br, vale a pena conferir!