Total de visualizações de página

segunda-feira, 20 de junho de 2011

MALdito Dente!

A erupção dos dentes ocorre em média aos 6 meses de idade variando dos 3 aos 9 meses ocorrendo no total a erupção de 20 dentes até os 2 anos de idade. Esse processo não é uma doença e sim algo fisiológico mas há evidências de manifestações tanto locais quanto sistêmicas como febre, irritabilidade, pouca aceitação alimentar,salivação excessiva, inchaço e vermelhidão gengival exacerbados ao fricionar os dentes com objetos duros na gengiva. Alternativas para alívio do desconforto local é usar mordedores em gel frios, toalhas frias, alimentos não quentes e analgésicos....mas lembrem, são 20 dentes a nascer e nem todos causam sintomas sendo necessário descartar outras doenças.
A Sara saliva bastante desde os 3 meses de idade , ela tem quase 7 meses, e o bendito dente apareceu essa semana...

domingo, 5 de junho de 2011

A arte de LAVAR O NARIZ!

Quem vai ao Pediatra para consultar com o filho por alguma doença respiratória sempre houve a frase célebre...Lave o nariz!!!
Porque lavar tanto o nariz ? as crianças ficam indignadas e muitas vazes os pais desistem da briga!
A lavagem nasal é extremamente importante para evitar que o acúmulo de secreção propicie o crescimento bacteriano nas vias aéreas e também melhora a alimentação da criança pois ela geralmente não consegue respirar bem na hora das mamadas.
Temos que ser eficientes nas lavadas nasais! Os medicamentos que têm o dispositivo de spray geralmente não funcionam e se vc observar após dar o Puff o medicamento escorre da fossa nasal e a criança está roxa chorando.
Oriento os meus pacientes a usar o conta gotas cheio, fazer uma leve inclinação da cabeça e fazer um jato com pressão na fossa nasal sempre obstruindo a fossa nasal contralateral com o dedo. Após esse processo, aspirar com a ¨perinha¨pois a secreção está mais fluida e sai melhor.Uma opção é usar uma seringa da 3ml!
Temos que fazer esse processo várias vezes ao dia(>6X), de forma intensiva e eficiente...dá uma disfarçada, segura a cabeça e seja rápido no gatilho...eles se conformam...