Total de visualizações de página

sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Rinite Alérgica X invasão dos Sprays Nasais

Usar spray nasal contínuo nas crianças com sintomas de coriza nasal freqüente,coceira e espirros , ou seja, rinite alérgica tem sido uma conduta comum do pediatra.Mas isso é seguro?
Hoje as medicações tópicas,ou seja,de ação local são seguras na prática pediátrica e o Spray nasal quando bem indicado possui poucos efeitos colaterais sendo menos agressivo que o tratamento de uma crise importante.Esses Sprays na verdade "seguram" as crises tornando-as menos freqüentes mas devem ser usados diariamente após uma faxina nasal e sempre apontar a ponta do Spray para o lado de "fora" da fossa nasal e nunca para o "meio"do nariz!

quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Pré natal com Pediatra?

Durante a gestação há indicação da realização, de preferência ,uma consulta de pré natal com o pediatra! Ela deve ocorrer no terceiro trimestre e deve haver a presença paterna. Uma boa conversa e a segurança dos pais em relação ao pediatra reduz muito a insegurança sobre o nascimento do bebê.Na consulta,é o momento para esclarecer as dúvidas sobre o aleitamento materno,avaliar a história familiar de doenças genéticas do casal,os exames laboratoriais da mãe...mas o mais importante...não deixar para conhecer somente os olhos do pediatra no momento do parto através da máscara cirúrgica!