Total de visualizações de página

quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

O Trauma do TRAUMA!!!

O Verão é a estação do trauma! para quem trabalha em uma UTI pediátrica sabe as consequências das brincadeiras de verão sem supervvisão dos adultos. Tenho visto casos de pós trauma com sequelas neurológicas graves e óbito em crianças que eram sadias onde sobra a culpa do cuidador com a expressão:foi em um segundo !
Minha intenção com essa postagem é chamar a atenção que os traumas comuns na infância são em situações comuns do dia a dia como afogamento em piscina sem cerca, afogamento em balde, poça d'água, queda de armário ou eletrodomésticos sobre a criança, queimaduras com água quente e café quando a criança puxa a toalha da mesa... enfim situações aparentemente banais que podem gerar uma mudança drástica na vida de uma família.
Por isso sempre deve haver alguém cuidando e a gente se descuida, é humano, então verbaliza, comunica outro adulto quando irá tirar os olhos da criança!

terça-feira, 6 de dezembro de 2011

O calor chegou e a praia também....mas e o protetor solar nos pequenos?

Sempre há a dúvida sobre qual idade iniciar o uso do protetor solar e como levar as crianças pequenas para a praia. A maioria dos produtos disponíveis no mercado têm segurança no uso apartir dos 6 meses, na maioria das vezes não são testados em crianças abaixo desta idade pelo risco de reação na pele, portanto é melhor seguir a orientação do fabricante e usar apartir dos 6 meses.
Quando usar, escolher o de FPS 60 e lembrar de fazer a reposição do protetor na pele da criança dentro de 4 a 6 horas.
Dica de praia que uma mãe no consultório comentou: colocar uma toalha ou lençol de cor escura embaixo do carrinho quando for para a areia assim há menos reflexo da luz . Cuidado! a temperatura irá ser maior pois o escuro absorve os raios solares sendo indiscutível que a criança esteja abaixo de uma cobertura adequada(tenda) e seja levada à praia nos horários seguros do sol!