Total de visualizações de página

segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

PAPAI....ZÃO

Resolvi não esperar até agosto, a data comercial do DIA DOS PAIS, para postar um comentário especial. Atendo várias crianças diariamente das mais variadas classes sociais e faixas etárias de idade e fico feliz em ter crescentemente a presença paterna nas consultas pediátricas. Eles estão invadindo meu consultório não somente para carregar a mochila enorme do bebê , porque mãe sempre acha que faltará alguma coisinha,mas para saber o que está acontecendo com seu filho, para entender o desenvolvimento dele e saber medicar a criança. Sejam pais divorciados, de primeira viajem ou veteranos eles estão perguntando tudo e eu vejo em seus olhos a vontade paternal de cuidar de seus picorruchos....fica aqui a minha saudação a todos vocês!

domingo, 29 de janeiro de 2012

Verão, piscina e dor de garganta!!

Parece uma cascata de acontecimentos quase inevitáveis. A amigdalite ou tonsilite , todos sabem , é uma inflamação que gera sintomas de dor de garganta... atenção...uma inflamação nem sempre acompanhada de infecção principalmente a bacteriana. Sabe-se que 80% das tonsilites são virais mesmo ocorrendo exsudato ( secreção branca) nas tonsilas havendo muito uso de antibióticos desnecessários. Mas haja autocontrole em ter um filho com febre em casa (geralmente alta) e sem conseguir engolir o alimento....vamos ao meio termo, ofereça sintomáticos para dor e febre e espere 24 horas , certamente muitos casos são autolimitados e melhorariam sem antibióticos! O nome da Amigdala:Tonsila Palatina

terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Não...não e não

Hoje escrevo mais como mãe do que como pediatra.A Sara houve repetida vezes NÃO no seu dia a dia.Está na fase de caminhar e mexer em tudo que encontra menos, é claro, nos seu brinquedos que NÂO têm a menor graça. A gente tira, fala NÃO, mostra NÃO com o dedo, ela olha...disfarça...e faz de novo.
O que me conforma é que o entendimento evolui com os meses e ela vai, acredito eu, começar a obedecer todos os ¨nãos¨.
Espero NÃO faltar energia e NÃO faltar paciência para colocar limites essenciais nessa fase do desenvolvimento.