Total de visualizações de página

quinta-feira, 14 de abril de 2011

Sim, criança tem enxaqueca !

No meu último plantão pediátrico tive 4 casos de cefaléia na emergência  e todos os casos a  dor  era recorrente.  Todos tinham critétios para diagnóstico de enxaqueca mas os pais não tinham essa informação!
O que me preocupa é o quanto a dor de cabeça afeta a vida de nossas crianças!  Quem é adulto e sofre desse mal sabe o quanto atrapalha a vida diária e nos pequenos gera absteísmos escolares, problemas na interação familiar e sociabilidade. Acredita-se haver relação genética associada a  fatores desencadeantes como  alimentos ,  estress, esforço físico, exposição solar prolongada sendo a dor característica da enxaqueca pulsátil, unilateral, associada a vômitos, fotofobia e fonofobia. E se a criança tem menos de 2 anos? observar vômitos, palidez, fono e fotofobia, irritabilidade.
Mitos: Erro de refração , ou seja, necessidade de usar óculos raramente causa cefaléia na criança ! Curiosidades:  O caso mais antigo e de idade mais precoce descrito foi em 1903 por um médico que relatou  os sintomas citados acima  em uma criança de apenas 2 semanas de idade de forma recorrente. Pena que ele só descobriu o diagnóstico após 2 anos quando ela verbalizou a dor!

Nenhum comentário: